“ Sócrates, foi um cidadão exemplar de Atenas, no entanto a cidade que tanto amou acabaria por condená-lo à morte.”
“ Cícero relata que Sócrates costumava responder a quem lhe perguntava qual era a sua pátria: a terra inteira, querendo com isto dar a entender que se considerava cidadão do mundo.”
Sócrates, foi um filósofo ateniense e um dos mais importantes ícones da tradição filosófica ocidental e um dos fundadores da actual Filosofia Ocidental.
Passou a sua vida nas ruas e praças de Atenas, onde de manhã passeava e frequentava os ginásios; na hora em que o mercado fervilhava ia até ao Ágora “praça principal na constituição da pólis a cidade grega da antiguidade clássica.
Normalmente era um espaço livre de edificações, configurada pela presença de mercados e feiras livres em seus limites, assim como por edifícios de carácter público.” “É nela que o cidadão grego convive com o outro, onde ocorrem as discussões políticas e os tribunais populares: é, portanto, o espaço da cidadania. Por este motivo, a ágora era considerado um símbolo da democracia directa, e, em especial, da democracia ateniense, na qual todos os cidadãos tinham igual voz e direito a voto. “
Sócrates falava com todas as pessoas desde o artesão ao político. Ele gostava muito de provocar a conversa com as pessoas, questionar suas afirmações sustentava estar “atendendo aos desejos dos deuses, ao sair e discutir com as pessoas. Sócrates foi uma figura singular entre os estudiosos da Atenas antiga, apresentando-se não como um mestre do conhecimento, mas como um colega que também tentava descobrir a verdade ao longo das discussões, na maior parte das vezes informais. Queria que o homem actuasse em função de valores o que equivale a dizer que a sua tarefa, a sua «missão», à qual, de resto, ele atribuía uma origem divina, foi a de educador na Cidade. E para que isto fosse possível fazia uso da sua técnica que ele próprio definiu como “método Socrático” que “consiste numa prática muito famosa de Sócrates, o filósofo, em que, utilizando um discurso caracterizado pela maiêutica e pela ironia, levava o seu interlocutor a entrar em contradição, tentando depois levá-lo a chegar à conclusão de que o seu conhecimento é limitado.”
Não foi apenas ao Estado e á sua historia que Sócrates ligou o seu destino a Atenas mas sobretudo á cidade em si mesma.
“Sócrates era um filósofo urbano mandava para o diabo o céu e as estrelas, era a moral no interior dos homens que lhe interessava. Ele ía aonde estavam os atenienses, a casa deles ao ginásio ou às salas de desporto, e sobretudo à Ágora, as mulheres estavam em casa com os filhos, os homens-livres ocupados terminavam os seus afazeres no princípio da tarde, os escravos trabalhavam para o bem de todos e da paz pública, em suma, reinava a ordem ateniense. Sócrates dedicava-se então ao prazer da ociosidade e da conversa com os outros. Foi um dos cidadãos de Atenas, senão o maior, que mais amou e lutou pela sua cidade.”
Democracia Ateniense

“Vivemos sob a forma de governo que não se baseia nas instituições de nossos vizinhos; ao contrário, servimos de modelo a alguns ao invés de imitar os outros. Seu nome, como tudo o que depende não de poucos mas da maioria, é democracia"
Péricles, Oração fúnebre, in Tucidides
Características da Democracia Ateniense:
→ O poder de governar pertence ao povo, isto é, ao conjunto dos cidadãos;
→ Igualdade de direitos de todos os cidadãos;
→ Péricles determinou que os cargos públicos fossem pagos, para que todos os cidadãos, mesmo os mais pobres, os pudessem exercer;
→ Qualquer cidadão podia ser eleito ou sorteado para os cargos públicos, para mandatos anuais;
→ A Democracia Ateniense era uma Democracia Directa, isto é, todos os cidadãos participavam na Eclésia (Assembleia dos Cidadãos) e todos podiam ser eleitos ou sorteados para as outras instituições.
Limitações da Democracia Ateniense:
→ Apenas os cidadãos podiam participar na vida política da pólis;
→ Às mulheres dos cidadãos não era permitido participar na vida política e tinham direitos muitos limitados, estando na dependência dos pais ou dos maridos;
→ Os metecos (estrangeiros residentes em Atenas), embora tivessem um papel fundamental na economia, pagassem impostos e cumprissem serviço militar, não tinham direitos políticos;
→ A sociedade ateniense era esclavagista. Os escravos eram considerados objectos. Eram propriedade dos seus donos e não possuíam quaisquer direitos.
→ Praticava o ostracismo (exílio), afastando os que pusessem em perigo o regime democrático.
Lúcia Ferreira
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